SEJAM BEM VINDOS! AO MEU BLOG, ELE FOI DESENVOLVIDO PARA SER UM AUXILIAR NA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO, VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM PARCEIRO, E NOS AJUDAR NESTA TAREFA TÃO GRATIFICANTE.

sábado, 7 de março de 2009

A BÍBLIA NÃO DIZ QUE O ENFERMO JUNTO AO POÇO DE BETESDA ERA PARALÍTICO

O título que vem antes do Capítulo 5 do quar¬to evangelho é o seguinte: "Cura dum paralítico de Betesda". Este título não está correto pois em nenhuma parte do texto encontramos o termo "paralítico".

Parece até que nem havia paralíticos ali. O versículo 3 diz que ali "jazia grande multidão de enfermos; cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas.
Vamos acompanhar a leitura dos versículos 5 a 7:

"E estava ali um homem que havia trinta e oito anos se achava enfermo. E Jesus, vendo este dei¬tado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo res¬pondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim".

Ora, se ele era paralítico como afirmou isto:
"enquanto eu vou"?

A realidade é que ele era apenas um homem enfermo e fraco. Não era paralítico. Talvez você pense que não existe importância em corrigir-se tais erros, porque não importa se ele era paralítico ou tinha qualquer outra enfermidade. Mas, importa e muito, porque ao falarmos das coisas de Deus te¬mos que ser precisos em tudo, em cada detalhe, para evitarmos erros maiores

Um comentário:

  1. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo...

    Não se pode ignorar esta frase e dar ênfase à segunda.Se alguém está deitado, e Jesus afirma que ele se encontrava assim a muito tempo,porquê então duvidar, se o próprio texto dá a luz de interpretação?O que importa mesmo é que Jesus curou um enfermo que esperava por 38 anos a sua cura.

    ResponderExcluir