SEJAM BEM VINDOS! AO MEU BLOG, ELE FOI DESENVOLVIDO PARA SER UM AUXILIAR NA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO, VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM PARCEIRO, E NOS AJUDAR NESTA TAREFA TÃO GRATIFICANTE.

sábado, 7 de março de 2009

A BÍBLIA NÃO DIZ QUE QUEM SE ENCOLERIZAR CONTRA SEU IRMÃO "SEM MOTIVO" SERÁ RÉU DE JUIZO

É fato sabido que a tradução Revista e Corrigida da Bíblia foi feita comparando-se sem¬pre o texto da tradução King James, em Inglês, fei¬ta originalmente em 1611 por um grupo de filólogos contratados pelo rei, daí o nome "King James", ou "rei Tiago".

Por causa disto alguns textos excelentes bem traduzidos na King James chegaram até nós com a mesma força. Ela é considerada, nos países de fala inglesa, a "Authorized Version", o que significa a tra¬dução oficial, autorizada pela Igreja da Inglaterra, a Igreja Anglicana, a religião oficial dos britânicos.

Enquanto isto, alguns pequenos problemas da tradução também chegaram até nós. É o caso de Mateus 5:22: "Eu, porém, vos digo que qualquer que, SEM MOTIVO, se encolerizar contra seu ir¬mão, será réu de juízo." Neste versículo existe um desses casos: um acréscimo.

Quando o rei Tiago contratou os sábios tradutores para traduzirem a Bíblia, seu irmão havia discordado do rei de algum fato da corte e o rei ficou encolerizado contra ele e até mesmo sem diri¬gir-lhe a palavra.

Na hora de traduzir este texto, algum bajulador real teve uma "excelente" idéia "teológica". Semelhante àquele pintor que retratou um rei que era cego de um olho fazendo pontaria com uma espingarda e, por conseqüência, fechando um olho, este sábio filósofo resolveu acrescentar a expressão "SEM MOTIVO", para agradar ao rei, querendo dizer que, desde que haja um motivo, podemos nos encolerizar contra o irmão. É claro que a aludida expressão não se encontra no original.

Quanta irreverência diante do texto sagrado!
Você já viu alguém ficar encolerizado com outro sem motivo?

As versões RV e TB e tiraram completa¬mente o malfadado acréscimo, enquanto que a RA, sempre cautelosa, colocou a bajulação real entre colchetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário